É comum que existam várias dúvidas, medos e mesmo preconceitos relacionados ao atendimento psiquiátrico, e por isso vamos dialogar sobre o assunto.
Vocês já ouviram falar do termo “Psicofobia”? Significa, em termos amplos, o medo ou aversão ao cuidado com a própria saúde mental, ou de pessoas próximas. Isso infelizmente acontece com mais frequência que se imagina. Para desmistificar e desconstruir tabus é importante saber com mais detalhes o processo de atendimento.
Como Funciona:
A consulta psiquiátrica é muito parecida com uma consulta médica de outras especialidades. Vamos querer saber sobre seus sintomas emocionais, físicos e mentais, sua história de vida, episódios anteriores de adoecimento, hábitos de vida, rotina, fatores estressantes e outras doenças clínicas.
Além disso, também precisamos conhecer a fundo quem você é, sua individualidade, preferências e personalidade. O paciente tem voz ativa e participação nesse processo, buscamos acima de tudo que o acompanhamento seja uma parceria.
Esse é um dos nossos diferenciais, o atendimento é centrado na pessoa e suas particularidades. Embasado por essas informações, e sempre de forma compartilhada, realizamos o diagnóstico e construímos o projeto terapêutico singular, que pode incluir ou não o uso de medicamentos e psicoterapia. Tudo conforme a necessidade individual do sujeito. As indicações terapêuticas seguem as diretrizes e evidências científicas mais atuais e sólidas.
Após a primeira consulta, segue-se o acompanhamento clínico. Este é fundamental para confirmar a eficácia do tratamento e lidar com eventuais intercorrências.