Warning: strpos(): Empty needle in /home/doutoranibal/www/wp-content/plugins/shortpixel-image-optimiser/class/Model/EnvironmentModel.php on line 406
Teleatendimento Psiquiátrico em Brasília-DF - Dr. Aníbal Okamoto

Teleatendimento Psiquiátrico em Brasília-DF

O que é e como funciona?

Você provavelmente já ouviu falar, ainda mais recentemente, a respeito da possibilidade de realizar consultas online, com médicos de diversas especialidades, e isso é basicamente o que se chama de Teleatendimento Médico, Teleconsulta Médica ou Consulta Médica Online ou Virtual.

Aqui nesse artigo, você vai saber com maiores detalhes o que é o Teleatendimento, como ele funciona, quais são as suas vantagens e porque utilizar esse recurso, bem como as informações legais a respeito desse tipo de consulta médica.

Focaremos nossas informações no Teleatendimento Psiquiátrico, porém, você obterá também informações gerais a respeito desse procedimento médico para todas as áreas.

Vamos entender a seguir o que é o Teleatendimento Psiquiátrico?

É permitido o atendimento médico à distância?

Você pode estar se fazendo exatamente essa pergunta ao ler o início desse nosso artigo, afinal, nenhum médico chegou a lhe oferecer esse tipo de recurso antes, não é verdade? Vamos tentar entender então o que pode estar diferente agora.

Até o início do ano de 2020, os Conselhos Regionais de Medicina ainda resistiam à ideia de que os médicos das mais variadas especialidades, incluindo a Psiquiatria, pudessem atender os seus pacientes à distância, utilizando algum recurso tecnológico.

Porém, em função do estado de emergência em saúde pública causada agora pelo surto de coronavírus, ou o covid-19 em todo o mundo, incluindo no Brasil, desde o dia 20 de março deste ano, esse tipo de atendimento a distância está liberado.

O Ministério da Saúde regulamentou, por enquanto apenas em caráter provisório, ou seja, enquanto dure a epidemia, o que também é chamado de Telemedicina, que é o atendimento médico sem que haja a presença física do paciente onde o médico está, ou vice versa.

Essa medida vem ao encontro da nossa atual necessidade de quarentena e também dos desafios que vem sendo enfrentados pelo Sistema Único de Saúde, para lidar com tal problema.

Está também autorizada a emissão digital de receitas e atestados médicos. O profissional poderá, por exemplo, preencher e assinar uma receita médica, enviando-a a seguir ao paciente, por meios eletrônicos.

Como funciona o Teleatendimento médico?

Essa espécie de atendimento virtual pode ser realizada através das mais diversas ferramentas e métodos de comunicação online. Pode ser feito utilizando o Skype ou o Whatsapp, por exemplo, além de outros tipos de ferramentas.

É nada além do que uma forma de aproximar o médico e o paciente, sem que eles estejam fisicamente no mesmo local, como em um consultório. Por isso, qualquer tipo de recurso ou tecnologia que favoreça essa aproximação é válido para o teleatendimento e, assim, o paciente não fique sem ser atendido.

Principalmente em outras especialidades além da psiquiatria, pode existir a dúvida a respeito da eficácia do atendimento à distância, afinal, como poderá o médico realizar uma avaliação física do paciente de forma virtual?

Os médicos poderão avaliar grande parte dos sintomas através de perguntas precisas, que são suficientes para avaliar a condição do paciente e a necessidade de um atendimento presencial com exame físico.


Porque usar o Teleatendimento Psiquiátrico?

Os pacientes psiquiátricos que estejam provisoriamente impedidos de se dirigirem a uma consulta presencial com o seu médico podem enfrentar principalmente dois tipos de problema:

  • A falta do medicamento necessário ao tratamento,
    por não haver receita médica.
  • A falta do acompanhamento necessário para a manutenção
    de sua saúde mental.

Em períodos normais, um paciente que esteja impedido de dirigir-se a uma consulta por qualquer motivo, pode solicitar, quando possível, o atendimento domiciliar.

Porém, em épocas como essa do surto de coronavírus e a necessidade de quarentena, o atendimento domiciliar poderia expor o médico psiquiatra ao risco de contrair o vírus. E uma consulta normal em consultório médico acabaria expondo tanto o médico quanto o paciente a esse mesmo risco. Por isso o teleatendimento psiquiátrico é fundamental.

Mesmo aquelas pessoas que não sofrem de um transtorno psiquiátrico estão sofrendo, na situação atual, de uma dose maior de ansiedade e outros sintomas relacionados à sua saúde mental.

Para o paciente psiquiátrico, o atendimento se torna tão ou mais urgente que os seus atendimentos regulares de rotina, pois um indivíduo qualquer, que tenha um transtorno e que esteja sendo exposto a esse nível de tensão a que todos estão no momento atual, pode precisar de ajustes no seu tratamento, para que não retornem ou se intensifiquem os sintomas da sua doença.

Além disso, o paciente psiquiátrico não pode, de maneira alguma, ficar sem os seus medicamentos. No teleatendimento psiquiátrico, o seu médico poderá avaliar quais desses medicamentos devem ser utilizados no momento, em que dosagem, fornecendo também a receita médica que é imprescindível para a compra deles.

A segurança no Teleatendimento Psiquiátrico

A consulta virtual com o seu psiquiatra será a mesma de sempre, entretanto, todo médico que estiver realizando as suas consultas de forma online deverá seguir certas normas e recomendações.

Entre elas, é necessário o preenchimento de um prontuário eletrônico, com as devidas informações, que registrem adequadamente a realização de tal atendimento. O mesmo vale para as receitas médicas que porventura sejam emitidas de forma online.

Você já deve estar, a essa altura, familiarizado a longas conversas com os seus familiares, com quem não pode ter contato direto, através dessas ferramentas online que utilizamos atualmente. Os dados dessas conversas são todos criptografados, o que significa que ninguém mais consegue ter acesso a essas conversas.

Da mesma forma, o atendimento psiquiátrico online é o mesmo, na prática, do que ir ao seu consultório para ter o mesmo atendimento.

A diferença é que, com o teleatendimento, você estará no conforto e na segurança de sua casa, cuidando tanto da sua saúde mental como também da sua segurança contra o contágio pelo coronavírus.

O teleatendimento psiquiátrico pode ser uma novidade para muitos de nós, mas é uma excelente e eficaz maneira de receber atendimento de urgência e continuar com a manutenção do seu tratamento psiquiátrico.

A tecnologia está aí para nos ajudar!

Continue mantendo o contato com o seu médico psiquiatra através do teleatendimento. E caso esteja verificando sintomas em você, em um familiar ou um amigo, que podem indicar algum tipo de transtorno mental, não hesite em utilizar também esse recurso para um primeiro atendimento.

O Teleatendimento Psiquiátrico vai te ajudar na preservação da sua saúde, tanto a física quanto a mental!

Agenda online disponível

Agendar consulta
crossmenu