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Tratamento de câncer: 6 dicas para manter a saúde mental - Dr. Aníbal Okamoto

Tratamento de câncer: 6 dicas para manter a saúde mental

Escrito por Doutor Anibal em 4 de fevereiro de 2021

O psiquiatra e especialista em Pesquisa Clínica Aníbal Okamoto, do Instituto Meraki Saúde Mental, dá 6 dicas para quem quer manter a saúde mental durante o tratamento de câncer. Ele lembra que quando a mente está saudável, os sintomas físicos também podem ser amenizados.

1. Pensamento positivo

Manter uma atitude positiva e ser otimista são fundamentais para ter saúde mental. Porém, os eventos de vida, relacionamentos, circunstâncias familiares e estresse podem trazer sofrimento considerável à pessoa. Então, se isso causar consequências negativas , reconheça, porque todos temos limites. Por isso, procure ajuda de um especialista.

2. Convívio social

Sempre que o puder, mantenha relacionamentos saudáveis com familiares e amigos. Esses laços vão fazer com que a pessoa em tratamento, viva momentos especiais e alegres. O que resultará em uma melhora física e mental. Não se isole. Nesse momento de pandemia, faça vídeos-chamadas, ligações e mensagens.

3. Busque ajuda

O tratamento de doenças como ansiedade e depressão, em pacientes com câncer, colabora para que a dor física também seja amenizada. Alguns sintomas físicos como náuseas, taquicardia e o próprio medo antes de ir para a sessão de quimioterapia. Por isso, procure ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo para que todo o tratamento seja humanizado e efetivo.

4. Busque mais ajuda ainda!

Além do suporte psiquiátrico e psicológico, procurar o auxílio de grupos de suporte pode ter um efeito muito positivo. O apoio de pessoas que passaram ou estão passando pelo mesmo problema tem um impacto diferenciado na saúde mental do paciente. O reconhecimento e suporte dos pares torna muito mais fácil a construção de vínculos e intimidade, o que traz conforto e alívio psíquico.

5. Aprenda novas formas de lidar com o estresse

Nem sempre lidamos com o estresse da melhor forma possível. Algumas pessoas podem usar recursos como a bebida, cigarro ou outras compulsões para administrar as tensões do dia-a-dia. Nesse momento, aprender meios diferentes de enfrentar os problemas costuma ser muito útil. As técnicas de relaxamento, meditação ou respiração podem ser especialmente proveitosas.

6. Pratique atividade física

Sim, não tem como fugir. Exercício é quase uma panaceia, auxilia na maior parte dos problemas de saúde. A medida que os tratamentos para o câncer avançam e têm resultados melhores, as pessoas estão se curando e sobrevivendo cada vez mais. Com isso, estão surgindo pesquisas a respeito do efeito positivo da atividade física sobre todos os aspectos do tratamento do câncer, incluindo qualidade de vida e saúde mental.

CRM-DF 17.813
Acredita na importância da escuta acolhedora, do vínculo e da confiança como fios condutores do processo terapêutico.

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