Todo dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia da Ressaca. A data, geralmente, é marcada por comemorações e brincadeiras, mas vale lembrar que o assunto álcool é sério. A bebida tem função depressora no cérebro. As sensações momentâneas de relaxamento, alegria e diversão acontecem porque a primeira parte do cérebro que “para” de funcionar é a do autocontrole e inibição. A ressaca é reação fisiológica do corpo tentando combater o álcool. Alguns sintomas comuns da ressaca incluem:
Quando a pessoa bebe por vários dias seguidos, um alerta precisa ser ligado. A consequência desse tipo de atitude não será uma simples ressaca com os sintomas já citados. Essa situação pode causar um problema chamado de Síndrome de Abstinência Alcoólica. Os sintomas mais comuns incluem:
Esses sintomas já começam no primeiro dia, às vezes logo pela manhã, quando a pessoa para de beber. Quando a pessoa continua sem beber, e em abstinência do álcool, podem acontecer complicações como:
A solução encontrada por muitas pessoas pra evitar a abstinência é justamente continuar bebendo. O que alivia a abstinência, mas não resolve o problema.
Esse é um assunto muito sério mesmo, e se você acha que talvez tenha um problema com álcool, o questionário abaixo pode te ajudar. Caso você responda sim pra duas ou mais perguntas, procure auxílio médico.
- Você já sentiu vontade de diminuir a vontade de viver álcool?
- Você já se sentiu chateado porque alguém comentou seu uso de bebida?
- Você já se sentiu culpado por ingerir bebida alcoólica?
- Você já teve insônia ou acordou com uma sensação muito ruim por ter feito o uso de bebida alcoólica?
É isso amigos! Continuem acompanhando para mais informações importantes sobre álcool, saúde mental e temas afins.